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EXPOMECÂNICA 2018 SERÁ A MAIOR FEIRA DE SEMPRE DO PÓS-VENDA AUTOMÓVEL PORTUGUÊS

E à 5.ª edição o expoMECÂNICA prepara-se para ser o maior evento do aftermarket automóvel nacional de que há memória. Quatro anos de crescimento contínuo fizeram a Organização, a cargo da KiKai Eventos, ultrapassar a duplicação de espaço do acontecimento que concentra o maior número de negócios do pós-venda do setor em apenas três dias. Em 2018, eles dinamizam-no de 20 a 22 de abril.

Quer isto dizer que a aposta da promotora do certame (em crescer para um segundo pavilhão) está a ser correspondida pelo tecido empresarial.

A planta das naves centrais (4 e 5) da EXPONOR - Feira Internacional do Porto regista neste momento uma ocupação de 9.800 metros quadrados (num global de 14.000 disponíveis), graças a um total de 112 operadores da atividade que já garantiram a sua participação (sem contar com as reservas).

Para além da área, a meta organizativa final foi colocada na linha dos 200 expositores (uma subida de 25%). Ou seja, tendo em conta o novo figurino da mostra, já só sobram 30% dos espaços (stands), para um horizonte de mais de seis meses.

«Diria que, nesta fase do campeonato, e independentemente da forma como a iremos rechear na totalidade, a coluna vertebral do evento está devidamente aprumada, em resultado do trabalho organizativo feito. A mensagem passou e os factos falaram por si. Para além de manter uma grande taxa de fidelização, fruto de edições anteriores bem-sucedidas, o expoMECÂNICA está a conseguir, por via disso mesmo, integrar na sua dinâmica os grandes "players" do setor e as entidades que transportam prestígio na atividade», explica José Manuel Costa, diretor-geral da Kikai, adicionalmente satisfeito por integrar no Salão algumas multinacionais e fabricantes do setor.

Pesados & Agrícolas, Exposição Vintage e Arena dos Pneus

Uma das novidades do evento, em 2018, é a incorporação de uma setorização especial direcionada para o segmento dos Pesados & Agrícolas, que ocupará cerca de um quarto do Pavilhão 4 da EXPONOR.

«Estamos a conseguir acrescentar mais valor e maior dimensão, com diversificação, à feira», secunda Sónia Rodrigues, diretora comercial da Kikai, referindo-se também à componente de atividades paralelas do expoMECÂNICA.

O Demotec - Espaço de Demonstração, o ciclo de conferências expoTALKS e o Plateau TV estarão de regresso, e, desta feita, serão acompanhados de duas novas iniciativas, em que os organizadores depositam grandes expectativas: a Arena dos Pneus e a Exposição Vintage.

A primeira reflete uma componente importante do mercado e associar-lhe-á uma vertente pedagógica sobre segurança e prevenção rodoviária, inclusive com envolvimento de várias entidades oficiais; a segunda, por seu lado, ganhará vida com o passado do setor. Ou seja, terá em exibição alguns dos produtos, equipamentos e soluções que, há décadas, fizeram a história da rede de assistência e reparação automóvel no nosso País.

«Queremos envolver cada vez mais os nossos parceiros nas iniciativas que desenvolvemos, as quais, no fundo, pretendem espelhar a realidade do aftermarket português e cativar cada vez mais visitantes profissionais, inclusive internacionais (sobretudo espanhóis), para a sua feira de referência», remata José Manuel Costa.

Síntese:

expoMECÂNICA 2018 - 5.º Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto
Organização: KiKai Eventos
Data: de 20 a 22 de abril
Local: EXPONOR - Feira Internacional do Porto, Pavilhões 4 e 5
Horário: das 10 às 20 horas, na sexta-feira; das 10 às 21 horas, no sábado; e das 10 às 19 horas, no domingo
Em exposição: Peças & Sistemas; Tecnologias de Informação & Gestão; Estações de Serviço & Lavagem; Reparação &
Manutenção; Acessórios & Customização
Perfil do visitante: O expoMECÂNICA é um salão profissional. O acesso faz-se mediante convite e os profissionais devem credenciar-se antes da sua visita. É interdita a entrada a menores de 14 anos.

Apoios: Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN), Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA), Associação Automóvel de Portugal (ACAP), Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM), Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel (CEPRA), Centro de Arbitragem do Sector Automóvel (CASA), Asociación Autónoma de Empresarios de Talleres de Reparaciones de Vehículos de la Provincia de Pontevedra (ATRA), Asociación Provincial Reparación de Vehículos de La Coruña (APTCOR), Asociación Provincial de Talleres de Reparación de Vehículos de Ourense (ATAVE) e Asociación Provincial de Reparación y Venta de Automóviles y Recambios - Lugo (APREVAR).

Media partners: Turbo Oficina, Turbo Oficina Comerciais, Jornal das Oficinas, Revista dos Pneus, Revista Pós-Venda, Vida Económica - Suplemento da ARAN, Revista da ANECRA, Revista Eurotransporte, Eurotransporte TV, Jornal de Notícias, O Jogo, TSF, Antena Minho, Correio do Minho, i9 Magazine, IPCM Ibérica.




ATAQUE AO TUNING NOS EUA

Hoje voltamos a destacar o que consideramos que de mais importante se passou nos últimos dias. Lembramos aqui alguns temas que é importante que não passem ao lado de quem se dedica ao tuning. Alguns provavelmente vocês estão a par, mas outros poderão ser novidades.

S2000 DO BRUNO FERNANDES BANZAI MAGAZINE CAR OF THE YEAR

Seguimos com um destaque que considero muito positivo que dá visibilidade ao tuning que se vai fazendo no nosso país. O Honda S2000 do Bruno Fernandes foi votado como carro do ano da revista Banzai, com uma votação feita pelos leitores e fans da revista no website e redes sociais da revista dedicada aos carros japoneses.

A referência ao projeto diz mais ou menos isto: "pode não ser um carro com um kit de carroçaria extra-largo ou não ter uma conversão de motor, mas foi exatamente por isso que o S2000 do Bruno captou o coração de tantos de vocês...O Bruno criou este carro com uma ideia muito clara, usar apenas os materiais e acessórios de melhor qualidade, com o objetivo de o conduzir em pista e bater o Porsche 911 do irmão..."

Entre as marcas usadas na preparação está obviamente a Mugen e a Spoon Sports. O kit de carroçaria é um Spoon Sports o S-Tai version II, que tal como fazem referência na revista, não é muito usual de se ver na europa. O carro é usado frequentemente em trackdays e está preparado para os mesmos.

A votação foi renhida e havia concorrência de grande qualidade. Deixamos aqui os parabéns ao Bruno e ao seu projeto.

ATAQUE AO TUNING NOS EUA

Todos nós nos habituamos a olhar para o tuning nos Estados Unidos como uma referência, uma país onde era possível praticamente todo o tipo de transformação, desde os hot rods aos muscle cars até às preparações mais ao estilo europeu, mas onde não faltavam as trocas de motor e de praticamente qualquer componente do carro.
No mês de fevereiro, a EPA (Agencia de Proteção do Ambiente) anunciava que ia proibir a conversar de carros em veículos de competição (proposta de lei). À partida isto poderia não ter uma influência direta no tuning, mas tem, porque no documento divulgado pela referida agência, fazem referência que não se pode alterar nenhum motor nem nenhum dos dispositivos de controlo de emissões do veículo, mesmo que sejam usados só em competição ou fora de estrada.
A SEMA, que muitos conhecem apenas pelo grande evento que fazem, mas que é a Associação de Construtores de Equipamentos para automóveis, tem obviamente como missão proteger o mercado do tuning ou o mercado aftermarket e analisou prontamente o documento tendo concluído que esta nova lei poderia por em causa a vende de certo material para automóveis.

Obviamente com o peso de uma associação como a SEMA, sabe-se que o mercado aftermarket vale nos EUA 36 mil milhões de dólares e qualquer coisa que afete o mercado põe em causa milhares de postos de trabalho e mesmo a forma como o hobby do tuning e todo o tipo de competição automóvel funciona. A EPA propunha uma multa de 37500 dólares por cada motor alterado!

Nos EUA cada cidadão tem outros meios para lutar pelos seus interesses que foram logo partilhados em diversos meios de comunicação social, e a SEMA actuou e rápido.

Sabe-se hoje, um mês depois, que a SEMA conseguiu pelo menos que todos os veículos de competição não fossem abrangidos pela lei e assim possa continuar a haver motores a competir alterados e com todo o tipo de equipamento e mesmo com os que alteram as emissões.

No entanto sobre o mercado aftermarket e sobre a possibilidade de outro tipo de alterações continuarem a ser possíveis nos EUA não se sabe muito... vamos aguardar. A resposta à EPA e às acções que estão a ser desenvolvidas podem ser seguidas clicando na imagem superior

QUANDO AS CELEBRIDADES TAMBÉM GOSTAM DE CARROS!


As celebridades têm a possibilidade de comprar muitos carros, carros que só estão disponíveis para quem tem muito dinheiro. Mas quantas dessas celebridades gostam realmente de carros e vivem os carros como nós? Poucas certamente. Nomes como Jay Leno ou Patrick Dempsey (que agora deixou a competição automóvel) são alguns dos que nos lembramos.

Paul Walker era certamente outro que muitos se lembrarão. Mas o Paul não era o único ator do Fast And Furious que é realmente apaixonado por carros fora do grande ecrã! Sung Kang, o ator que faz de Han na mesma série é também um verdadeiro entusiasta e ficamos a saber de um dos carros que ele agora pode conduzir, um Datsun 240Z de 1973, conhecido agora como FuguZ. O carro foi apresentado também no SEMA show do ano passado e teve este mês uma excelente reportagem no SpeedHunters.

Os objetivos iniciais do projeto até eram bastante diferentes, mas com a possibilidade de montar o kit Rocket Bunny wide-body para o 240Z, as coisas começaram a ganhar asas.

Não vamos dizer muito mais sobre o carro, a foto deve abrir-vos a curiosidade para ver mais detalhes no SpeedHunters.


TOKYO AUTO SALON 2016


Fevereiro foi também o mês do Tokyo Auto Salon. A cultura automóvel no Japão é muito forte, mas tem características que distinguem este país dos restantes. Neste evento não faltaram preparações da Liberty Walk, Hanara, Rocket Bunny, etc.

Destacamos aqui o artigo do site More Than More, que publica sempre excelentes fotografias. Para além das fotos do evento, o artigo dá algum destaque e a sua visão sobre o Toyota Célica com camber super abusado que andou pela internet a receber enumeras criticas. O carro hoje-em-dia está diferente e teve direito a umas fotos de qualidade.
O artigo sobre o Tokyo Auto Salon pode ser visitado aqui e existem mais fotos no Flickr.

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